Estourando balões
|
Objetivo:
Concluir que somos induzidos a vivenciar os contra
valores.
|
Material necessário:
o
Bexigas
o
Palito de dente
o
Pirulito ou bombom
|
Procedimento:
Entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de
dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: ganha esta caixa
de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar. Sem que o instrutor
mande todos os participantes correm para estourar os balões dos adversários
para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois
o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos
colegas? Distribuição dos doces.
|
Dinâmica: como transformar defeitos em
virtudes?
Desenvolvimento: animador: "falando em cores do
arco-íris...Vamos pensar na harmonia que
existe entre elas, nas partículas de água que refletem de formas diferentes,
na água que bebemos, no ciclo da vida... E vamos escolher uma bexiga que
retrate uma das cores desse arco-íris que estamos vendo."
Os participantes, em posse de
suas bexigas, fecham os olhos e ouvem novamente o animador:
-vocês terão que encher uma
bexiga, ao máximo, sem estourá-la e não poderão abrir os olhos. Deverão
segurar o balão apenas pelo "caninho".
O animador solicita aos
participantes que encham cada vez mais os seus balões e, quando observar que
várias bexigas já estouraram, promove a reflexão.
Pontos relevantes para serem
refletidos:
*quando paro sem encher muito a
bexiga, contento-me com o pequeno porque tenho medo! (colocamos menos do que
poderia ser colocado).
*mais e melhor, até estourar!
Exagero também é erro. (a regra era clara: não podia estourar).
Ter controle da situação é uma
virtude, mas não posso querer controlar tudo!
Qual é o nosso ponto de
equilíbrio?
É preciso ir em frente, porém,
respeitando as regras do grupo, o limite do outro.
Nosso grande desafio é nos
conhecermos melhor!
"não são as virtudes que dão
grandeza ao homem, mas o homem que faz as suas virtudes!"
|
Ø Igualdade - Desigualdade
Ø Tolerância - Intolerância
Ø Bondade - Evil
Ø Generosidade - Avareza
Ø Altruísmo - Egoísmo
Ø Humanidade - Crueldade;
Ø Verdade - Mentiras
Ø Justiça – Injustiça
|
Os Valores devem ser como
rochas: resistentes e imutáveis
|
Objetivos:
Concluir
que as pedras (assim como os valores) são símbolo de resistência,
durabilidade, peso, solidez e força.
Deduzir
que a rocha por séculos permanece imutável e estável.
“Os contra valores não
podem ser como rocha, eles devem ser modificados”.
Compreender
que devemos tirar do mundo as pedras duras e frias (falta de compreensão de
amor, de humildade...).
Reconhecer que há pessoas que são
usadas e pisadas como pedras pequenas.
|
Material
necessário:
o Pedras pequenas, médias e grandes;
o Duas garrafas pet recortadas para
guardar as pedras;
o Papeletas;
o Canetas hidrográficas.
|
Procedimento:
o Colar nas pedras papeletas (valores e contra valores);
o Colocar sob a mesa dois recipientes transparentes;
o Coloque nos recipientes as pedras uma a uma.
o Reflexão
o Ao final ler e discutir:
Um professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos.
Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então
perguntou a classe: Está cheio? Unanimemente responderam: sim! O professor
então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos
pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então, perguntou
aos alunos e agora, esta cheia? Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a
maioria respondeu: sim! O professor então levantou uma lata de areia e
começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre
os pedregulhos. Ela terceira vez, o professor perguntou: Então, está cheio?
Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam:
sim! O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do
vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a
classe: Qual o objetivo da demonstração? Um jovem e brilhante aluno levantou
a mão e respondeu: Não importa quanto à “agenda” da vida esteja cheia, sempre
conseguirá “espremer” dentro de mais coisas! Não, respondeu o professor, o
ponto é o seguinte: A menos que você não coloque as pedras grandes em
primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As
pedras grandes são as coisas importantes da sua vida: sua família, seus
amigos, seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida
somente com coisas pequenas como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e
água, as coisas realmente importantes, nunca terão tempo nem espaço em sua
vida. Quando estiver incomodado coma falta de tempo para fazer suas coisas
lembre-se da história sobre as pedras e o vaso.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário