Projetos

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Dinâmicas para trabalhar Valores e Contra Valores



Estourando balões

Objetivo:

Concluir que somos induzidos a vivenciar os contra valores.

Material necessário:

o   Bexigas
o   Palito de dente
o   Pirulito ou bombom

Procedimento:

Entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: ganha esta caixa de bombons quem conseguir ficar com o balão sem estourar. Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos adversários para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas? Distribuição dos doces.

Dinâmica: como transformar defeitos em virtudes?


Desenvolvimento: animador: "falando em cores do arco-íris...Vamos pensar na harmonia que existe entre elas, nas partículas de água que refletem de formas diferentes, na água que bebemos, no ciclo da vida... E vamos escolher uma bexiga que retrate uma das cores desse arco-íris que estamos vendo."
Os participantes, em posse de suas bexigas, fecham os olhos e ouvem novamente o animador:
-vocês terão que encher uma bexiga, ao máximo, sem estourá-la e não poderão abrir os olhos. Deverão segurar o balão apenas pelo "caninho".
O animador solicita aos participantes que encham cada vez mais os seus balões e, quando observar que várias bexigas já estouraram, promove a reflexão.
Pontos relevantes para serem refletidos:
*quando paro sem encher muito a bexiga, contento-me com o pequeno porque tenho medo! (colocamos menos do que poderia ser colocado).
*mais e melhor, até estourar! Exagero também é erro. (a regra era clara: não podia estourar).
Ter controle da situação é uma virtude, mas não posso querer controlar tudo!
Qual é o nosso ponto de equilíbrio?
É preciso ir em frente, porém, respeitando as regras do grupo, o limite do outro.
Nosso grande desafio é nos conhecermos melhor!
"não são as virtudes que dão grandeza ao homem, mas o homem que faz as suas virtudes!"


Ø Igualdade - Desigualdade 
Ø Tolerância - Intolerância 
Ø Bondade - Evil 
Ø Generosidade - Avareza 
Ø  Altruísmo - Egoísmo 
Ø  Humanidade - Crueldade;  
Ø  Verdade - Mentiras 
Ø  Justiça – Injustiça


Os Valores devem ser como rochas: resistentes e imutáveis

Objetivos:

 Concluir que as pedras (assim como os valores) são símbolo de resistência, durabilidade, peso, solidez e força.
   Deduzir que a rocha por séculos permanece imutável e estável. 
  “Os contra valores não podem ser como rocha, eles devem ser modificados”.
   Compreender que devemos tirar do mundo as pedras duras e frias (falta de compreensão de amor, de humildade...).
     Reconhecer que há pessoas que são usadas e pisadas como pedras pequenas.

Material necessário:

o Pedras pequenas, médias e grandes;
Duas garrafas pet recortadas para guardar as pedras;
o Papeletas;
o Canetas hidrográficas.

Procedimento:

o Colar nas pedras papeletas (valores e contra valores);
o Colocar sob a mesa dois recipientes transparentes;
o Coloque nos recipientes as pedras uma a uma.
o Reflexão
o Ao final ler e discutir:


               Um professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vaso de boca larga e colocou algumas pedras dentro. Então perguntou a classe: Está cheio? Unanimemente responderam: sim! O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então, perguntou aos alunos e agora, esta cheia? Desta vez alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: sim! O professor então levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre os pedregulhos. Ela terceira vez, o professor perguntou: Então, está cheio? Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: sim! O professor então mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe: Qual o objetivo da demonstração? Um jovem e brilhante aluno levantou a mão e respondeu: Não importa quanto à “agenda” da vida esteja cheia, sempre conseguirá “espremer” dentro de mais coisas! Não, respondeu o professor, o ponto é o seguinte: A menos que você não coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As pedras grandes são as coisas importantes da sua vida: sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e água, as coisas realmente importantes, nunca terão tempo nem espaço em sua vida. Quando estiver incomodado coma falta de tempo para fazer suas coisas lembre-se da história sobre as pedras e o vaso.









Nenhum comentário:

Postar um comentário